ok

Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil
21/07/11

Solenidade marca início das obras para a construção de Usina em São Leopoldo/RS. A iniciativa é resultado de parceria entre Fundação BB, BNDES e Consórcio Pró-Sinos.
 
Por David Telles
 
A Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, além de reduzir o entulho depositado de forma clandestina, principalmente nas áreas de mananciais e de preservação ambiental, irá diminuir o volume de entulho destinado aos aterros sanitários. Haverá, ainda, reciclagem de materiais e criação de postos de trabalho para catadores de mais de 32 munícipios da região da Bacia do Rio dos Sinos. O Ato Oficial de Início das Obras acontece amanhã, a partir das 9h30, em São Leopoldo/RS.
 
A Usina será construída às margens da BR 116 e cerca de R$ 1 milhão será investido na iniciativa, que contará, ainda, com equipamentos e material de segurança. Vinte e três prefeituras e mais de 1,5 milhão de habitantes estarão envolvidos no projeto. Vale destacar que, segundo pesquisa realizada pelo Sinduscon, a geração de resíduos no Brasil seja de 450 kg/ano por habitante. A mesma pesquisa aponta que para cada três casas construídas, uma é desperdiçada.
 
Consórcio Pró-Sinos
O Pró-Sinos é um consórcio público formado, até o momento, por 23 dos 32 municípios que compõem a Bacia do Rio dos Sinos. Fundado em 16 de agosto de 2006, com a denominação de Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio Sinos – Pró-Sinos, desenvolve projetos, capta recursos e executa obras, serviços e estudos relacionados ao saneamento básico e ambiental na região de sua abrangência. Um exemplo disso é o Programa de Educação Ambiental do Pró-Sinos, que existe desde a criação do Consórcio. Outro exemplo é a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil que está sendo implantada em São Leopoldo/RS para atender a região.
 
Serviço
Ato Oficial de Início das Obras da Usina Regional de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil Pró-Sinos
Data: 23 de julho
Horário: a partir das 9h30
Local: Rua Sem Denominação, 1465 – Bairro Arroio da Manteiga, São Leopoldo/RS(próximo ao aterro sanitário, acesso pela Estrada do Socorro)


 

Notícias