Quinta, 20 Abril 2017 11:48

Entidade apoiada pela Fundação BB auxilia pacientes em hospitais de Belo Horizonte Destaque

Escrito por Alenor Alves
Avalie este item
(1 Votar)

Voluntários da Associação Mário Penna  promovem melhorias no tratamento de pacientes com câncer 

A Fundação BB e a Associação das Voluntárias da Associação Mário Penna assinaram convênio no início de abril no Hospital Luxemburgo em Belo Horizonte (MG) com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer em três unidades do Instituto Mário Penna. O projeto conta com o trabalho voluntário na distribuição de produtos de cuidados pessoais, como cremes hidratantes e pomadas dermatológicas. O investimento social do projeto é de R$ 69 mil. Além do Hospital Luxemburgo, também serão atendidos o Hospital Mário Penna e a Casa de Apoio Beatriz Ferraz.

A iniciativa surgiu da percepção da associação de que muitos pacientes são direcionados após avaliação médica imediatamente para a internação sem receberem itens básicos de higiene. A situação é agravada pela descontinuidade do tratamento por grande parte dos enfermos que interrompem as sessões de radioterapia por não possuírem recursos para comprarem cremes e pomadas necessários ao tratamento.

A presidente da entidade, Ana Flávia Ferreira, explicou que já realizou a primeira compra dos produtos. “O apoio da Fundação foi ótimo porque permitiu o envolvimento em outras ações que ajudem os pacientes”. Segundo a presidente, esse apoio proporcionou uma redução nos gastos da associação assim como o desenvolvimento de outras frentes de atuação.

Atualmente, a associação conta com um espaço físico no Hospital Mário Penna. As próximas ações da ONG consistem em ampliar a cozinha, a área administrativa e o estoque de produtos dedicados ao trabalho voluntário nesta unidade. “Pretendemos também instalar no Mário Penna um camarim de perucas e promover bazar com objetivo de arrecadar mais fundos para nossa causa,” concluiu Ana.

A Associação das Voluntárias da Associação Mário Penna – Volmape apoia o tratamento de pacientes de câncer desde 1974. As voluntárias dedicam parte de seu tempo, oferecendo apoio social para pacientes vítimas de câncer por meio de visitas regulares aos leitos, da entrega de produtos de higiene básica, alimentação aos acompanhantes e auxílio para confraternizações.

Voluntariado e Integração BB

A iniciativa foi selecionada na Chamada Interna – Programa Voluntariado Integração 2016, que identificou projetos de poio às ações sociais e ambientais desenvolvidos por instituições com a atuação de funcionários aposentados do Banco do Brasil e de bancos incorporados.

A Fundação BB destinou R$ 1 milhão para as iniciativas selecionadas, que contassem com a participação de um voluntário cadastrado no Portal do Voluntariado BB.  Outra exigência da seleção foi que os projetos tivessem como foco a inclusão socioprodutiva e a promoção da cidadania por meio da realização de ações relacionadas à implantação, implementação, expansão ou aperfeiçoamento de atividades/empreendimentos, prioritariamente, aderentes aos vetores de atuação da Fundação Banco do Brasil: Agroecologia, Agroindústria, Água, Educação e Resíduos Sólidos.

Encontre mais informações sobre ações desenvolvidas pelos funcionários aposentados e da ativa do BB no Portal do Voluntariado.

O Programa Integração é um horizonte aberto para os funcionários aposentados do BB para que eles possam construir ações transformadoras na vida das pessoas e da sociedade, reforçando vínculos com os colegas da ativa e com outros aposentados. O Integração, por sua vez, está estruturado em quatro eixos temáticos: Educação, Cidadania, Relacionamento e Relacionamento Negocial.

Outras informações podem ser encontradas no site www.integracaobb.com.br.

Ler 108 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.