Sexta, 04 Junho 2021 16:39

Dia Mundial do Meio Ambiente Destaque

Escrito por Assessoria de Comunicação
Avalie este item
(1 Votar)

 MAD1603

 

Data é um marco para conscientização e preservação dos recursos naturais

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) é celebrado há quase 50 anos. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência de Estocolmo em 1972. E tem o objetivo de despertar a consciência e chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Desta forma, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

Conheça iniciativas seis iniciativas cadastradas na rede Transforma! e certificadas pela Fundação BB que abordam a preservação do meio ambiente e recursos hídricos, transformação de resíduos, preservação de biomas e promovem inclusão social.

Agricultura Urbana e a Revolução dos Baldinhos

Projeto socioambiental de agricultura urbana e gestão comunitária de resíduos orgânicos. É a sensibilização para coleta e transformação dos resíduos em adubo pelo processo de compostagem. É realizado pelos jovens da comunidade para melhoria da saúde das famílias.

Dessalinizadores Solar

Tecnologia Social que tem proporcionado inúmeros benefícios socioeconômicos e ambientais: é uma metodologia de baixo custo de implantação e manutenção; possibilita segurança hídrica através do fornecimento de água potável; promove a transformação social frente a gestão dos recursos hídricos locais; utiliza a energia solar (limpa e renovável) para a promoção de água potável; além de possibilitar a convivência com o semiárido.

Barraginhas de Captação de Águas Superficiais de Chuvas

Trata-se de pequenos açudes construídos dispersos nas propriedades que, captam as enxurradas durante o ciclo de chuvas, infiltram (enchem e esvaziam várias vezes no ciclo) e recarregam o lençol freático, revitalizam os mananciais mantenedores dos córregos e rios. Proporcionam também áreas umedecidas favorecendo a agricultura, (ameniza veranicos), além de proporcionar melhores condições para as famílias do meio rural, aumentando a auto estima, diminuem os danos ambientais, principalmente a erosão, assoreamento e enchentes, além de reduzir o êxodo rural. Metodologia foi desenvolvida pela Embrapa Sorgo e Milho, de Sete Lagoas (MG).

Conexão Cheiro Verde – Ciclo Virtuoso de Sustentabilidade em Centros Urbanos

Soluções de proteção ambiental, saúde pública e geração de renda. Também promove um Ciclo Virtuoso, conectando feirantes, quitandas, restaurantes, condomínios e supermercados, todos geradores de resíduos orgânicos, à recicladores organizados em formato de Cooperativa de Compostagem e Produção de Hortaliças Orgânicas. Os resíduos são transformados em composto orgânico e aplicados no plantio de hortaliças. Essas são compradas pelos mesmos geradores que destinaram seus resíduos à Cooperativa Verde Vitória.

Arte na Palha Crioula: Banco de Milhos Crioulos

Trata-se do resgate da plantação das sementes de milho crioulo que é passada de geração em geração e da utilização das suas palhas naturalmente coloridas para produção de artesanatos decorativos e utilitários de alta qualidade como: cestarias, vasos, bonecas, galinhas, jogos de mesa, flores, petecas, bolsas, chapéu, revestimento em móveis entre outras peças.

De Olho na Água

Voltado para a gestão de corpos hídricos através da reversão de processos de degradação e promoção de práticas sustentáveis reunindo a implantação de tecnologias socais para uso racional da água, tendo em vista a segurança hídrica, conservação e preservação de ambientes e espécies, recuperação e ampliação de cobertura vegetal e fixação de carbono. Dentro de uma concepção sistêmica de território foram implantados canteiros bio-sépticos e cisternas de ferrocimento em oito comunidades de Icapuí (CE) e nove hectares de mangue recuperados com mais de 100 mil mudas produzidas e plantadas.

Ler 162 vezes Última modificação em Sexta, 04 Junho 2021 17:31

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.