Quarta, 28 Abril 2021 11:01

Educação para o Futuro Destaque

Escrito por Assessoria de Comunicação
Avalie este item
(0 votos)

Educação interna Escola Ativa

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social reconhece metodologias voltadas à educação

Celebrado hoje, 28 de abril, o Dia Mundial da Educação foi instituído no Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000 por líderes de 164 países. A data simboliza o acordo entre essas nações diante do desenvolvimento da educação até 2030. Com este compromisso, a 11ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, traz um olhar atento à juventude com a modalidade “Educação para o Futuro”. A categoria identifica o uso de tecnologias sociais como um instrumento pedagógico e interdisciplinar na educação de crianças e adolescentes.

Conheça três exemplos de Tecnologias Sociais premiadas na categoria “Educação”, no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019:

A tecnologia social “Vamos encurtar essa história?”, de Itambé (PE), conquistou o primeiro lugar da categoria. Ela tem como objetivo despertar o interesse de estudantes pela escrita e leitura, incentivando a produção de releituras de suas histórias preferidas e o uso de tecnologias, propondo a filmagem de um curta-metragem a partir da produção dos roteiros dos alunos.

Em segundo lugar, a “Escola Ativa”, de São Paulo (SP), tem o objetivo de fortalecer o papel da escola na prática esportiva e na movimentação corporal, garantindo o direito dos alunos de serem ativos e saudáveis. O foco está em sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para a importância do exercício físico, além de tornar professores e gestores multiplicadores da metodologia.

E na terceira colocação, a metodologia “Tecnologias Sociais e Formação em Ciências da Natureza de Educadores do Campo”, foi idealizada no curso de licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa. Focado em Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), a ideia é promover um aprendizado significativo e apropriado para as escolas do campo, com conceitos agroecológicos. 

Inscrições abertas!

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021. As instituições interessadas têm até o dia 28 de maio de 2021 para se cadastrar, exclusivamente pelo site transforma.fbb.org.br/premios. Os resultados de cada etapa do Prêmio – certificadas e finalistas – serão divulgados no portal de notícias da Fundação BB e na Plataforma Transforma! Podem participar entidades sem fins lucrativos, como instituições de ensino e de pesquisa, fundações, cooperativas, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais de direito público ou privado, legalmente constituídas no Brasil.

Para tornar o processo de participação mais acessível, os interessados podem conferir o vídeo tutorial com todo o passo a passo para inscrever novas iniciativas. 

A categoria está relacionada aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

ODS1 ODS4 ODS5 ODS8 ODS10 ODS12 ODS13 ODS16 ODS17

Ler 119 vezes Última modificação em Quarta, 28 Abril 2021 11:14

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.