Segunda, 11 Setembro 2017 15:32

Fundação BB faz parcerias para recuperação do Cerrado do DF Destaque

Escrito por Dalva de Oliveira
Avalie este item
(1 Votar)

Acordo de cooperação com Secretaria do Meio Ambiente do DF, Serviço Florestal Brasileiro e Instituto Brasília Ambiental foi assinado nesta segunda (11)

No momento em que o Distrito Federal passa pela maior crise hídrica da história, a Fundação Banco do Brasil assinou nesta segunda-feira (11), acordo de cooperação técnica para a recuperação do cerrado do Distrito Federal, uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF), o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

O acordo permitirá o lançamento do primeiro edital do programa Recupera Cerrado, com previsão de investimento de R$ 2 milhões. O recurso será proveniente de débitos de compensação ambiental. Com o edital - sem previsão de divulgação - serão apoiados projetos para a recomposição da vegetação nativa em áreas degradadas ou alteradas para a regularização ambiental de imóveis rurais em bacias hidrográficas do DF. A ideia é atender, prioritariamente, as bacias do Rio Descoberto e do São Bartolomeu.

“A Fundação BB atua há alguns anos com ações de recuperação ambiental nas bacias hidrográficas do DF por meio do programa Água Brasil e do projeto Rio São Bartolomeu Vivo. Esse nova parceria é um esforço integrado para a manutenção do Bioma Cerrado e que será apresentada como exemplo de recomposição florestal no Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília em 2018”, declarou o diretor-executivo de Desenvolvimento Social da Fundação BB, Rogério Biruel.

No Recupera Cerrado, as empresas devedoras, em vez de realizarem a compensação ambiental por conta própria, poderão repassar recursos para a realização de editais. Nesses processos seletivos, serão identificadas e contratadas instituições com experiência na recuperação de áreas degradadas, resultando em maior efetividade das ações de recomposição do bioma. 

A assinatura do acordo aconteceu durante a solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado que teve como tema “O berço das águas do Brasil pede socorro”, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília.

 RecuperaCerrado 2RecuperaCerrado 1RecuperaCerrado 3

A divulgação deste projeto contempla quatro Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.

06 ods100x100 013ods 100x100 014ods 100x100 015ods 100x100

Ler 439 vezes Última modificação em Terça, 12 Setembro 2017 12:52

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.