Quinta, 09 Novembro 2017 13:42

Mulheres debatem direitos e convivência com o Semiárido Destaque

Escrito por Dalva de Oliveira
Avalie este item
(1 Votar)
Mulheres debatem direitos e convivência com o Semiárido Acervo Centro Feminista 8 de Março

Com patrocínio da Fundação BB, encontro recebe agricultoras, estudantes, professoras, militantes dos movimentos de mulheres e movimentos sociais

A cidade de Natal (RN) recebeu mais de 120 mulheres dos dez estados que compõem o Semiárido brasileiro para o encontro “Mulheres do Semiárido e a Construção de Tecnologias Sociais de Convivência”.

O evento, que teve início na segunda-feira (6) e termina nesta quarta-feira 8, tem como objetivo a troca de conhecimentos e experiências, a partir de vivências das mulheres nos quintais produtivos e com as tecnologias sociais em seus territórios. Entre as participantes estavam agricultoras e experimentadoras, estudantes, professoras, militantes dos movimentos de mulheres e movimentos sociais.

A programação contou com diferentes momentos – debates, mesas temáticas sobre o combate à seca e a convivência com o semiárido, auto-organização das mulheres, feira de troca de saberes e de produtos confeccionados pelas participantes, e uma sessão de cinema com vídeos relacionados ao tema do encontro.

A tecnologia social “Água Viva: Mulheres e o redesenho da vida no semiárido do Rio Grande do Norte”, da cidade de Mossoró, também foi apresentada às participantes. A metodologia consiste em reutilizar água para irrigação de frutas e hortaliças e foi vencedora do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social em 2013, na Categoria Mulheres.

O encontro é uma realização do Centro Feminista 8 de Março (CF8) e Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), com o patrocínio da Fundação Banco do Brasil, Ministério do Desenvolvimento Social e o cofinanciamento da União Europeia, o evento é também parte da preparação para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), coordenando pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), que ocorrerá em 2018, na cidade de Belo Horizonte (MG).

A divulgação deste projeto contempla dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.
01ods 100x100 05ods 100x100

Ler 87 vezes Última modificação em Quinta, 09 Novembro 2017 13:51

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.