Terça, 08 Outubro 2019 14:51

Orquestrando o Brasil emociona Recife

Escrito por Dalva de Oliveira
Avalie este item
(0 votos)

Portal Interno   Orq Brasil   PE

Projeto tem parceria da Fundação Banco do Brasil e reúne atualmente quase 500 grupos espalhados pelo país

O maestro João Carlos Martins se apresentou no Cais da Alfândega, no Recife Antigo, com crianças e adolescentes de quatro projetos sociais pernambucanos. O evento foi no último sábado, 6, e reuniu 150 participantes da Orquestra do Movimento Pró-Criança – Unidade Recife Antigo, Orquestra Social Dom João Costa, ambas de Recife, Banda Musical Curica, de Goiana e o Coral do Instituto Passo de Anjo, de Abreu e Lima.

Promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a apresentação faz parte do projeto Orquestrando o Brasil, idealizado pelo maestro João Carlos Martins e realizado com apoio da Fundação BB, do Serviço Social da Indústria (Sesi/SP) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O concerto reuniu clássicos como Trepak, de Tchaikovsky; modernas como Além do Arco-Íris, de Harold Arlen; e regionais, como Madeira que cupim não rói, do pernambucano Capiba. A apresentação foi encerrada com a música Jesus Alegria dos Homens, de Sebastian Bach.

A Banda Curica se apresentou com 66 integrantes. O músico e presidente do grupo , Edson Júnior da Silva, disse que o sentimento de todos era de muita satisfação e gratidão, por terem participado um evento tão importante. “Para todos nós, da Banda Musical Curica, foram momentos de grandes aprendizados – tanto durante o ensaio, como na apresentação - uma oportunidade ímpar na nossa história. O maestro João Carlos tão atencioso e generoso com todos. E era visível no olhar de cada jovem, não só da nossa banda, mas também das outras orquestras. Era mágico aquilo que todos estavam vivendo. Diante de tudo isso, nós só temos a agradecer a esse movimento e esperamos que ele se perpetue aqui no Brasil. Que seja um legado do maestro para toda essa juventude. Me faltam as palavras para agradecer. Esse evento vai ficar marcado na nossa história para sempre”, disse.

“A Curica tem o dobro da idade desse velho maestro. Então o que eu posso dizer? Que é um orgulho conhecer Curica, a banda mais antiga do nosso Brasil”, disse o maestro João Carlos Martins.

Orquestrando o Brasil

O projeto Orquestrando o Brasil é uma plataforma que reúne atualmente quase 500 grupos espalhados pelo país, oferecendo capacitação para regentes e músicos, divulgação e apoio. Criado em 2018, o projeto interage com mais de 18 mil músicos de todo o Brasil.
“O Orquestrando o Brasil é o legado que pretendo deixar. Quero ajudar os milhares de grupos espalhados pelo país a evoluírem artisticamente, ampliando sua atuação e conquistando novos públicos. Queremos democratizar a música clássica no Brasil”, disse o maestro.
Desde o inicio do projeto, o maestro João Carlos Martins se apresentou em várias cidades, com destaque para Maringá, São Paulo, Brasília e agora Recife.

Ler 289 vezes Última modificação em Terça, 08 Outubro 2019 14:58

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.