Quarta, 23 Agosto 2017 13:40

Mais 4 mil famílias do semiárido terão acesso a água Destaque

Escrito por Paula Crepaldi e Ricardo Torres
Avalie este item
(1 Votar)

Parceria entre a Fundação BB e o BNDES alcança a marca de 100 mil cisternas

Sem acesso a água é impossível garantir a dignidade humana. Há exatos sete anos o semiárido brasileiro, que abrange uma população de cerca de 23 milhões de pessoas, sofre com estiagem muito agravada com precipitações pluviométricas muito abaixo da média. Em algumas áreas do agreste, por exemplo, choveu apenas 30% do volume esperado.

Mesmo com essas difíceis condições, uma iniciativa tem permitido uma melhoria significativa na vida de milhares de pessoas. Trata-se da tecnologia social cisterna, que são reservatórios de captação e armazenamento de águas pluviais, que permitem a utilização da água durante o período de seca na região.

Política para o futuro

destaque

Nesta semana, duas notícias marcaram novos capítulos dessa história de transformação social. A primeira é o reconhecimento do programa de implementação de um milhão de cisternas, iniciada pelo Governo Federal em 2003, no Prêmio Internacional de Política para o Futuro (Future Policy Award). Foi anunciado que nesta terça-feira, que o programa ficou em segundo lugar entre 27 iniciativas de 18 países entre ações que contribuem para a proteção da vida e dos meios de subsistência nas terras secas e de combate a desertificação.

Fundação BB e BNDES: 100 mil cisternas

Nesta quarta-feira, 23, a Fundação Banco do Brasil e o BNDES anunciaram continuidade do investimento social para implementação de novas cisternas. Com o aporte será alcançada a marca de 100 mil cisternas instaladas. Serão mais R$ 22 milhões destinados à construção de 726 Cisternas de Produção e 3.579 Cisternas de Consumo. No histórico da parceria, os recursos atingirão o total de R$ 340 milhões, atendendo mais de 400 mil pessoas.

assinatura bndes 100mil

Os reservatórios para produção, também conhecidos como Cisternas Calçadão e de Enxurrada, são tecnologias sociais para captação e armazenamento de água pluvial destinada ao consumo de pequenos rebanhos e plantio de hortaliças. Já os voltados para consumo de água para beber, as Cisternas de Placas, atendem as necessidades básicas de moradores em suas residências.
Todas as cisternas construídas são georreferenciadas, o que garante a transparência na aplicação dos recursos. Durante a instalação, os moradores das comunidades são capacitados para construírem seus próprios reservatórios a fim de obterem maior aproveitamento da água potável. A identificação e mobilização dos beneficiados e a assessoria técnica para implementação são conduzidos pela rede Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), que agrupa mais de três mil organizações da sociedade civil.

O presidente da Fundação BB, Asclepius Soares, reforça a importância da atuação da Fundação BB no vetor Água.

pepe100mil

 

marilene100mil

Tecnologia social leva água de beber, cozinhar e produzir alimentos para o semiárido, atendendo a mais de 400 mil brasileiros

 

A divulgação deste projeto contempla quatro Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.

 01ods 100x100 02ods 100x100 03ods 100x100 06 ods100x100

Ler 552 vezes Última modificação em Quinta, 31 Agosto 2017 10:31

2 comentários

  • Link do comentário Fundação Banco do Brasil Sexta, 03 Novembro 2017 14:49 postado por Fundação Banco do Brasil

    Olá Francisco, boa tarde. Obrigada por entrar em contato com a Fundação Banco do Brasil. Esclarecemos que o investimento social da Fundação BB é destinado, prioritariamente, para ações no meio urbano e rural em cinco vetores: Água, Agroecologia, Agroindústria, Educação e Resíduos Sólidos, nos quais estão contemplados os principais programas estruturados e projetos sociais, selecionados predominantemente por meio de editais e chamadas públicas.
    Você pode acompanhar as informações referentes a este assunto na seção "editais e licitações" em nosso site e também em nossas redes sociais. Caso você tenha algum projeto que não esteja contemplado nos editais abertos e que esteja alinhado com a atuação da FBB, encaminhe a descrição do projeto detalhada, esclarecendo o tipo de apoio e/ou patrocínio que necessita, para análise da Fundação BB por meio do e-mail fbb@fbb.org.br.

    twitter@fundacaobb
    facebook.com/fundacaobb
    youtube.com/fundacaobb
    instagram/fundacaobb

  • Link do comentário FRANCISCO MONTENEGRO Quarta, 01 Novembro 2017 22:13 postado por FRANCISCO MONTENEGRO

    A água é VIDA,mas se não potável é MORTE.Temos um projeto social para a POTABILIDADE da água no semi-árido,principalmente para as escolas rurais.COMO PODEMOS CONTAR COM O APOIO DA FBB E DO BNDES para implementa-lo ?

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.