Segunda, 24 Julho 2017 16:07

Prêmio 2017: saiu o resultado das certificadas! Destaque

Escrito por Fabiana A. Vieira
Avalie este item
(1 Votar)
A Ecoa Ecologia e Ação de Campo Grande (MS) foi uma das contempladas com a iniciativa Casas Adaptadas à Eventos Climáticos Extremos em Áreas Úmidas. A Ecoa Ecologia e Ação de Campo Grande (MS) foi uma das contempladas com a iniciativa Casas Adaptadas à Eventos Climáticos Extremos em Áreas Úmidas.

173 iniciativas receberão certificado e irão compor o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil

Um dos momentos mais esperados pelo público inscrito no Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil é o resultado das iniciativas que receberão certificação de tecnologia social. Em sua nona edição, a Fundação BB divulgou hoje o resultado da primeira fase de classificação do prêmio. Das 735 iniciativas inscritas neste ano, 173 foram consideradas aptas para a certificação.

A triagem foi realizada por uma comissão composta pela equipe técnica da Fundação BB, conforme os critérios do regulamento. Entre os requisitos está o tempo de atividade, que deve ser de dois anos, possuir evidências de transformação social, estar sistematizada a ponto de tornar possível sua reaplicação em outras comunidades, contar com interação da comunidade e respeitar os valores de protagonismo social, respeito cultural, cuidado ambiental e solidariedade econômica. Além disso, todos os documentos exigidos para a inscrição devem estar validados.

As propostas inscritas foram classificadas por seis categorias nacionais, das quais foram validadas 15 tecnologias na categoria Agroecologia, 27 em Água e/ou Meio Ambiente, 11 em Cidades Sustentáveis e/ou Inovação Digital, 40 em Economia Solidária, 52 em Educação e 16 em Saúde e Bem Estar. Na categoria internacional foram classificadas 12 propostas.

Com a certificação, as tecnologias passam a compor o Banco de Tecnologia Social (BTS) da Fundação BB que agora conta com 995 iniciativas aptas para reaplicação. O BTS é uma base de dados online que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. Neste banco, todas as Tecnologias Sociais podem ser consultadas por tema, entidade executora, público-alvo, região, UF, entre outros parâmetros de pesquisa. Para consultar o banco basta acessar o endereço eletrônico: tecnologiasocial.fbb.org.br. Também é possível consultar este banco de dados através do aplicativo de celular "Banco de Tecnologias Sociais", disponível para aparelhos Android e IOS.

Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius Soares, a certificação de um projeto com o selo "Certificada Fundação BB" garante mais visibilidade para a iniciativa, além de fortalecer o conceito para sua reaplicação em outras localidades do país. "Nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas através do reconhecimento e da reaplicação de tecnologias sociais que já deram certo em diversas localidades. Aproximamos a sabedoria popular ao conhecimento técnico para proporcionar o desenvolvimento social em escala", explicou.

A próxima etapa do Prêmio será a divulgação dos projetos finalistas, prevista para o dia 15 de agosto e dos projetos vencedores, que será anunciado na cerimônia de premiação, em novembro.

Neste ano, a Fundação BB irá premiar com R$ 50 mil cada uma das seis iniciativas vencedoras nas categorias nacionais, além da entrega de um troféu e a produção de um vídeo retratando as iniciativas das 21 instituições finalistas nacionais e das três finalistas internacionais.

Esta edição tem a cooperação da Unesco no Brasil e o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Categoria Internacional

Pela primeira vez a Fundação BB abriu inscrições para iniciativas dos países da América Latina e do Caribe. Elas concorrem na premiação internacional. Deste grupo, 12 receberão a certificação. As tecnologias sociais desta categoria também irão compor o BTS após tradução dos projetos em português.

Veja aqui as Tecnologias Sociais Certificadas em 2017. 

Confira o regulamento do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social www.fbb.org.br/premio

A divulgação deste prêmio contempla todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.

01ods 100x100 02ods 100x100 03ods 100x100 04ods 100x100 05ods 100x100 06 ods100x100 07ods 100x100 08ods 100x100 09ods 100x100 010ods 100x100 011 ods 100x100 012ods 100x100 013ods 100x100 014ods 100x100 015ods 100x100 016ods 100x100 017ods 100x100

 
Ler 1867 vezes Última modificação em Quinta, 31 Agosto 2017 11:07

3 comentários

  • Link do comentário Fundação Banco do Brasil Quinta, 16 Novembro 2017 10:12 postado por Fundação Banco do Brasil

    Graziela, bom dia. Obrigada por entrar em contato com a Fundação Banco do Brasil.
    O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é realizado a cada dois anos e sua última edição aconteceu em Brasília em 2015.
    A cerimônia deste ano também ocorrerá na capital federal no próximo dia 23 de novembro e será transmitida ao vivo pelo nosso canal no youtube.com/fundacaobb. Será uma noite de grandes emoções! Abraços.

  • Link do comentário Graziela Mendes do Nascimento Mihara Domingo, 12 Novembro 2017 22:05 postado por Graziela Mendes do Nascimento Mihara

    Gostaria de saber onde será realizada a edição deste ano do Prêmio da Fundação Banco do Brasil. Ano passado estive presente no Auditório Ibirapuera.

    Atenciosamente,
    Graziela Mendes
    Prefeitura de S. Paulo - Gestão Doria

  • Link do comentário Viviane Rusch Quarta, 27 Setembro 2017 16:02 postado por Viviane Rusch

    Olá !
    Nossa instituição inscrita no Premio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2015, com o Projeto Programa Social Pescar - Oportunidades que Transformam Vidas. Minha dúvida é apenas sobre um email que recebi da satecs.fbb@educacaoadistancia.org.br; em nome de; SATECS FBB [satecs.fbb@itsbrasil.org.br] pedindo para atualizarmos nosso cadastro, sabem me informar se procede este solicitação, inclusive com uma carta em nome da " Fundação do Banco do Brasil por meio de seu Programa Estruturado Banco de Tecnologia Social - BTS" . Agradeço se poderem me retornar logo. Meus contatos Fones: 51. 30767457, e-mail viviane@projetopescar.org.br. Desde Já muito obrigada, Att., Viviane Rusch - Analista de RH , Fundação Projeto Pescar.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.