Friday, 29 January 2016 00:00

Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes Aegypti Featured

Written by
Rate this item
(0 votes)
Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes Aegypti

Fundação BB destaca a tecnologia social que utiliza peixe para combater as larvas do mosquito

Hoje (29/1), dia de mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Fundação Banco do Brasil se une ao Banco do Brasil e demais órgãos públicos federais e empresas públicas na mobilização contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Para tanto, a Fundação BB apresenta o Projeto Dengoso – Utilização de Peixes no Controle de Larvas de Mosquitos, uma tecnologia social desenvolvida para essa finalidade. O projeto consiste em uma prática que reduz o impacto ambiental ao diminuir a utilização de larvicidas e inseticidas. Um peixe conhecido como Barrigudinho, e que se alimenta da larva do mosquito, é disseminado em locais com grande concentração de água, sejam eles bebedouros de animais, piscinas abandonadas, águas acumuladas por chuvas com o povoamento dos reservatórios com o peixe barrigudinho.

A metodologia foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Piauí e faz parte do acervo de tecnologias sociais certificadas pela Fundação BB. Essa e outras 849 soluções estão cadastradas e disponíveis no Banco de Tecnologias Sociais BTS. Esta tecnologia foi implantada inicialmente em Uberlândia (MG), Campo Maior (PI), Tobias Barreto (SE) e Parnaíba (PI).

Banco de Tecnologias Sociais
As tecnologias sociais são técnicas, produtos ou metodologias simples, reaplicáveis, de baixo custo e desenvolvidas na interação com a comunidade, aliando o conhecimento técnico-científico com o saber popular.

O Banco de Tecnologias Sociais (BTS) desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil reúne 850 iniciativas reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. O BTS pode ser acessado em computadores e dispositivos móveis para os sistemas Android e iOS.

Read 17605 times Last modified on Thursday, 20 October 2016 10:38

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.