Monday, 14 August 2023 16:17

Economia solidária em destaque Featured

Written by Assessoria de Comunicação
Rate this item
(1 Vote)

 portal abertura encontro Red de Econ Solidaria

imagens do evento: Ascom Setre (BA)

Fundação BB participa de encontro da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária

Realizado no início do mês em Salvador (BA), o encontro nacional da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária em comemoração aos 20 anos de atuação. Participaram do evento representantes de entidades de fomento, empreendimentos econômicos solidários, movimentos sociais, pesquisadores e organizações da economia solidária. O encontro contou com palestras, debates, mostras de soluções práticas e atrações culturais.

O que é economia solidária?

É um conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizados sob a forma de autogestão. A economia solidária se apresenta como uma alternativa de geração de trabalho e renda, sobretudo às populações mais empobrecidas, a favor da inclusão social.

Públicos: povos e comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores e trabalhadoras rurais e urbanos

Unidades de atuação: empreendimentos econômicos solidários (EES)

Atuação: dinâmicas de desenvolvimento socioeconômico em suas localidades

Cadeias produtivas: agricultura familiar, o artesanato, a coleta de materiais recicláveis e reutilizáveis, o vestuário, entre outras

Recursos: cooperativismo de crédito e de serviços, os bancos comunitários e as iniciativas de fundos rotativos, dentre outros inúmeros existentes.

O tema da Economia Solidária está vinculado à atuação institucional da Fundação BB segundo o valor da proximidade, que consiste em conhecer a realidade e os desafios das comunidades para tomar decisões. E há uma relação também com o valor da sensibilidade social, que se traduz no respeito a diversidade e valorização do empoderamento socioeconômico.

 kleytton aspas

O presidente da Fundação Banco do Brasil - Kleytton de Morais, participou do evento e explicou a relação da economia solidária com a atuação institucional no eixo Meio Ambiente e Renda. “Acreditamos na economia solidária como forma de geração de trabalho e renda que fortalece o coletivo, as redes de cooperação, as associações, o comércio justo e o consumo consciente. Estamos juntas e juntos para construção e reconstrução de políticas públicas que garantam a valorização de soluções justas e sustentáveis”.

Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária

A Rede é uma frente integrada de articulação de gestores e gestoras de políticas de economia solidária com o objetivo de proporcionar intercâmbio, interlocução, interação, sistematização, proposição de políticas públicas governamentais e realização de projetos comuns para o fomento e desenvolvimento da economia solidária, buscando qualificar a proposição e ações desenvolvidas a partir dos órgãos de governo para este segmento.

A proposta do evento foi celebrar os avanços, aprofundar a troca de experiências e aprendizados e fomentar uma agenda potente entre os entes federados em prol das políticas públicas de economia solidária. Foi destacada no evento a recriação da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes) vinculada ao Governo Federal por meio do Ministério do Trabalho e Emprego.

No manifesto elaborado pela Rede, são destacadas ações importantes como a construção de marcos regulatórios de apoio e reconhecimento da economia solidária e de direitos sociais dos trabalhadores. São necessários para este processo o acesso ao crédito, projetos solidários via bancos comunitários e fundos rotativos, investimento em infraestrutura, comercialização e consumo solidários, articulados em redes locais e nacional ambientalmente sustentáveis. Destacam também a necessidade do desenvolvimento e difusão de conhecimentos e tecnologias sociais interconectados aos saberes dos trabalhadores.

Com informações:

Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária e Governo da Bahia

Portal Enc Rede Economia Solidaria abertura

Read 3923 times Last modified on Monday, 14 August 2023 17:08

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.