Friday, 02 October 2020 16:23

Informações sobre Parceria Fundação BB e Casa Civil / Programa Pátria Voluntária Projeto Arrecadação Solidária

Written by Assessoria de Comunicação
Rate this item
(1 Vote)

Há 35 anos, a Fundação Banco do Brasil, observando as melhores práticas de integridade e governança, pauta sua atuação em ações de inclusão socioprodutiva dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, com iniciativas de geração de trabalho e renda, preservação do meio ambiente e educação, contribuindo para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país.

Em 2020, a Fundação BB tem se destacado no desenvolvimento de campanhas de ajuda humanitária, como “Enchentes ES e MG”, “Ciclone Bomba SC” e “Pandemia Covid-19”, por meio de ações sociais emergenciais de grande alcance, com transparência na gestão dos recursos e na prestação de contas aos parceiros e à sociedade. No site https://coronavirus.fbb.org.br/utilizacao estão disponibilizadas as informações sobre a utilização dos recursos da principal campanha da Fundação BB neste ano: “Proteja e Salve Vidas”.

Em 07/04/2020, a Fundação BB firmou Acordo de Cooperação Técnica – ACT 02/2020 com a Casa Civil, conjugando esforços para viabilizar ações emergenciais de combate e mitigação dos efeitos da pandemia do Coronavírus/Covid-19. No âmbito deste Acordo, foi lançado o projeto Arrecadação Solidária, uma iniciativa criada para apoiar instituições sem fins lucrativos que atuem junto a grupos vulneráveis da sociedade. O projeto é conduzido pelo Programa Pátria Voluntária da Casa Civil.

Conforme previsto no Acordo, a Fundação BB recebe doações voluntárias de recursos privados, de pessoas físicas e jurídicas, para realização de ações de entrega de alimentos, itens de higiene, limpeza e equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outros, à população em situação de vulnerabilidade social, em decorrência da pandemia.

Para viabilizar essas ações, de caráter eminentemente social, a Fundação BB estabelece parcerias com organizações da sociedade civil, selecionadas pelo Programa Pátria Voluntária por meio de prospecção direta e chamadas públicas, que atendam às orientações do Conselho de Solidariedade para Combate à Covid-19 e aos seus Efeitos Sociais e Econômicos, instituído pelo Governo Federal por meio do Decreto 10.311 e composto por nove ministérios, Secretaria de Governo da Presidência da República, além da Casa Civil, que o coordena.

A prospecção direta é uma forma de seleção amplamente utilizada e sobre a qual se aplicam todos os critérios técnicos na sua formalização e prestação de contas, garantindo assim a conformidade aos normativos internos da Fundação BB e legislação vigente.

As organizações recebem os recursos da Fundação BB, a quem devem prestar contas de sua utilização. As informações relativas à utilização desses valores são remetidas pela Fundação BB à Casa Civil, conforme previsto no ACT 02/2020, e estão disponibilizadas no site https://www2.patriavoluntaria.org/painel/.

Até o momento, no âmbito do Projeto Arrecadação Solidária, foram recebidos em doação R$ 10,9 milhões, dos quais foram executados R$ 4,3 milhões, atendendo cerca de 275 instituições e 226 mil pessoas.

Read 9263 times Last modified on Tuesday, 14 March 2023 16:12

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.