Terça, 06 Outubro 2020 14:12

BB e Fundação BB participam de evento internacional pelo Desenvolvimento Sustentável no Brasil Destaque

Escrito por Assessoria de Comunicação
Avalie este item
(0 votos)

Portal Interna   Portal WEBNAR 

Conferência celebra parceria entre Fundação BB, ENEL e AVSI em projetos de sustentabilidade ambiental e desenvolvimento socioeconômico  

Na manhã de hoje (6), a Embaixada da Itália em Brasília em colaboração com a ENEL Brasil e AVSI Brasil realizou o webinar "Aliança entre empresas e ONGs para o desenvolvimento sustentável no Brasil". A reunião aconteceu em promoção ao desenvolvimento socioeconômico sustentável de comunidades brasileiras, respeitando práticas ambientalmente corretas e cultura locais, priorizando o uso de Tecnologias Sociais e ações de eficiência energética. 

O evento é parte do "Festival de Desenvolvimento Sustentável (www.festivalsvilupposostenibile.it)", uma iniciativa promovida pela Aliança Italiana para o Desenvolvimento Sustentável (ASVIS) com o apoio do Ministério de Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália.  

A iniciativa contou com a  participação da Vice-Ministra de Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Emanuela Claudia Del Re; o Embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello; a responsável pela Enel Green Power Brasil, Roberta Bonomi; o Diretor/Presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli; a Gerente Executiva de Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, Ana Macedo; e o Diretor Executivo da Fundação Banco do Brasil, Rogério Biruel. O Diretor da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, foi o moderador do evento 

Durante o webinar foram abordados temas como a experiência adquirida pela AVSI e ENEL no setor de sustentabilidade socioambiental no Brasil, a aliança estratégica com o Banco do Brasil e um novo acordo tripartite de cooperação técnica AVSI-ENEL-Fundação BB. “Sustentabilidade é uma forma de agregar valor ao negócio.  Para ter uma companhia rentável, precisa de sustentabilidade. Hoje a sustentabilidade é intrínseca na estratégia” destacou Roberta Bonomi, responsável pela Enel Green Power Brasil.  

Também foi abordada a importância da responsabilidade socioambiental e como este segmento pode ser pautado na atuação de empresas. “Temos uma política de responsabilidade socioambiental que nos orienta. Acreditamos que as empesas tem o papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. E o setor financeiro em particular tem um papel essencial, nós do BB entendemos essa responsabilidade”, pontuou Ana Macedo, Gerente Executiva de Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil. 

União para melhores resultados 

 A parceria alcançará 50 famílias que terão suas vidas transformadas com a implantação de Tecnologias Sociais certificadas pela Fundação BB, como cisternas de placas para captação de água pluvial com capacidade de 16 mil litros, sistemas de bioágua, fossas sépticas ecológicas, além de microunidades produtivas agropecuárias. A iniciativa também se estende ao apoio a 5 instituições educativas locais, da rede pública de ensino, que contarão com sistemas de bioágua escolar. 

Além da instalação dos mecanismos, a ação é complementada pela  capacitação para uso e manutenção das Tecnologias Sociais, para que as famílias tenham conhecimento sobre o controle de desperdício, cuidados e limpeza. O Diretor Executivo da Fundação BB, Rogério Biruel, destaca a importância da união entre os setores. “A AVSI será executora local, a ENEL e Fundação BB entram como portadoras do recurso, monitoramento e avaliação do impacto social. O acordo tem vigência de 4 anos e traz a oportunidades para o município e região, como energia limpa e inovação. Vamos trabalhar o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade.” E completa: “É um projeto de impacto social grande e que traduz a preocupação que a ENEL, AVSI e o Banco do Brasil tem com as pessoas. Precisamos levar desenvolvimento para a população.” 

Parceiras por um mundo melhor, AVSI e Fundação BB estão juntas também no projeto “Vozes Daqui”, em Pernambuco. “O elemento importante dessa parceria, como contribuição para o mundo, é que as empresas brasileiras, como o Banco do Brasil, colocam em seu DNA o desenvolvimento sustentável. As organizações são atores intermediários entre a empresa e a comunidade. Estamos juntos para fazer o bem à sociedade. E entender que a diversidade é importante, valorizar e integrar competências distintas”, ressaltou Fabrizio Pellicelli, presidente da AVSI Brasil. 

#FundaçãoBB #NossoValorTransforma #ESG #ASG #TecnologiaSocial

Ler 222 vezes Última modificação em Terça, 06 Outubro 2020 14:49

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.