Quarta, 11 Março 2020 17:19

FBB promove debate sobre empoderamento feminino Destaque

Escrito por Kelly Quirino
Avalie este item
(1 Votar)

Portal Interno EuCarbono

Marina Schneider, da EuCarbono e Kátia Ferreira do Instituto Proeza participaram do evento

Para celebrar o dia internacional das mulheres, a Fundação Banco do Brasil organizou um debate sobre empoderamento feminino. Marina Schneider,  da startup EuCarbono.com e Kátia Ferreira, diretora do Instituto Proeza, participaram do evento e contaram um pouco da trajetória delas.

Marina destacou como começou a pensar sobre consumo consciente. “Um belo dia eu estava dirigindo o meu carro e me veio uma pergunta na minha cabeça: por que a montadora é punida por emitir estes gases na natureza e quem dirige não recebe punição?”. Foi esta pergunta que motivou a publicitária Marina Schneider a pensar em uma alternativa que unisse a natureza e o consumo.

A solução encontrada foi a criação da EuCarbono: uma plataforma para comercialização de produtos e serviços de empresas comprometidas com o meio ambiente, que cause o menor impacto negativo ao planeta. Além disso, 10% do lucro da empresa é revertido em projetos de recuperação do meio ambiente. 

Katia Ferreira passou a ter consciência sobre os problemas que as mulheres enfrentam depois que começou a dar aulas de costura e bordado. Diante da violência doméstica, do abandono, da falta de emprego, a empreendedora social começou a desenvolver ações para gerar renda para as mulheres e assim elas poderem romper com o ciclo da violência e exclusão social.

“Com elas eu aprendi a minha vocação, que não era costurar ou bordar, mas dizer para cada uma delas que elas tinham capacidade, que elas podiam mudar de vida”, conta Kátia.

Em 2003, ela criou o Instituto Proeza para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social e desde 2018, a Fundação BB apoia um dos trabalhos desenvolvidos pela entidade, o projeto “Reúso de Resíduo Têxtil e Produção Comunitária de Pães e Alimentos” na região administrativa do Recanto das Emas/DF localizada a 25 quilômetros de Brasília.

Em 17 anos, o Proeza já capacitou mais de 2 mil mulheres e atende diariamente 268 famílias.

Primeira doação para a FBB 

Após um ano de funcionamento, a EuCarbono fez a sua primeira doação para a Fundação Banco do Brasil durante evento de empoderamento feminino. “É um dia simbolicamente importante, porque é uma forma de recuperar a natureza. A gente existe para transformar o consumo em uma boa ação para o planeta”, afirma Marina.

Ana Carolina Barchesi, gerente na Fundação Banco do Brasil, avalia que a  doação realizada pela empresa estreita a relação entre as duas instituições fortalece o consumo consciente e estimula a preservação ambiental. “A EuCarbono é a concretização de uma ideia: a união do consumo com a natureza. É uma plataforma que incentiva o consumo consciente e a Fundação Banco do Brasil está tendo a honra de ser escolhida como  destinatária deste recurso”, avalia Ana Carolina.

Ler 13583 vezes Última modificação em Quarta, 11 Março 2020 17:26

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.