Sexta, 31 Maio 2024 12:22

Inaugurado LAB Águas Emendadas de Planaltina Destaque

Escrito por Assessoria de Comunicação
Avalie este item
(1 Votar)

portal metalab abertura

Fundação BB e Programando o Futuro lançam espaço dedicado à inclusão digital

Jovens e mulheres da comunidade da Vila Buritis de Planaltina (DF), participantes das atividades do LAB Águas Emendadas receberam na semana quando é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem o presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Morais. Foram entregues os diplomas da primeira turma de qualificação para uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) com o propósito de promover inclusão digital.

A Programando o Futuro, parceria da Fundação BB nesta iniciativa, atua há 23 anos no campo da Inclusão Digital, o que retoma a implantação dos primeiros Telecentros e Estações Digitais instituídos pelo governo federal. O trabalho busca trazer desenvolvimento regional sustentável por meio da capacitação profissionalizante, o uso das tecnologias da informação e comunicação, o acesso a políticas e serviços públicos e ainda a replicação de tecnologias sociais.

Metalab

O propósito de implantação do Metalab abrange, além das atividades de capacitação o reuso de computadores, tratamento de lixo eletrônico e a logística reversa de equipamentos eletrônicos. A concepção desenvolvida pela PROGRAMANDO O FUTURO e que está integrada ao projeto é a de criar Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) onde serão depositados equipamentos eletrônicos, que serão destinados para Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Os equipamentos que voltam ao bom funcionamento são destinados aos Pontos de Inclusão Digital, tais como telecentros, escolas públicas, bibliotecas públicas, entre outros.

Além de Planaltina, o projeto abrange ações em Palmas (TO), Chapada Gaúcha (MG) e Brasília (DF). E além dos jovens e mulheres participantes das ações do LAB de Planaltina os outros locais do Metalab irá abranger também o público de agricultores familiares e catadores de materiais recicláveis. A perspectiva é capacitar e preparar três organizações de catadores para o processo de homologação e credenciamento futuro ao sistema de logística reversa.

 

 

Ler 594 vezes Última modificação em Sexta, 31 Maio 2024 12:30

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.