Quarta, 20 Janeiro 2021 17:23

Conectados com a educação para o futuro Destaque

Escrito por Assessoria de Comunicação
Avalie este item
(1 Votar)

Portal Interna   Projeto Conectados 

Tablets e internet de qualidade para 265 crianças no semiárido de Pernambuco

Em Belém do São Francisco, no semiárido de Pernambuco, a realidade de crianças e jovens está em transformação. Criada pela Agrodan Social e com o apoio da Fundação BB, a Escola Professora Olindina Roriz Dantas soluciona o desafio da educação na zona rural da região, atendendo a 265 crianças, entre 3 e 14 anos, em tempo integral: das 8h às 16h. Na educação infantil e ensino fundamental, também há oferta de aulas de robótica, artes, música e inglês. Os educandos ainda têm direito ao transporte escolar (ônibus ou barco), e três refeições diárias orientadas por nutricionistas.

Em 2020, a Escola Professora Olindina Roriz Dantas vivenciou a necessidade de adaptação para continuar o plano educacional em meio a pandemia da Covid-19. As aulas migraram do ambiente físico para o digital com improvisos aos alunos que tinham acesso à internet. Diante deste cenário, o gerente geral do Escritório Corporate Banking Pernambuco, Fábio Breves fez a conexão entre a Agrodan Social e a Fundação Banco do Brasil. O resultado desta parceria é o Projeto Conectados para viabilizar uma educação de qualidade – mesmo à distância – com dispositivos eletrônicos para todos os alunos.

O apoio da Fundação BB possibilitou a compra de 196 notebooks, 69 tablets, além de equipar um estúdio de gravação de conteúdo para as aulas, com investimento social de R$ 474 mil. Os equipamentos e a internet serão essenciais para as atividades letivas do ano. “Assim que a escola fechou, tiveram que preparar num curto espaço de tempo as crianças para tentarem aulas on-line. Foi quando surgiu a ideia para este apoio. Essa conexão das crianças fora da escola com a internet vai permanecer”, conta o gerente Fábio Breves.

Os dispositivos foram recebidos pela equipe pedagógica e administrativa, que realizaram uma força-tarefa para configurar cada um. Os equipamentos ficarão em posse das famílias dos alunos para que o uso seja feito em casa. Também foi realizada parceria com um provedor da região que fornecerá gratuitamente internet de alta qualidade, por tempo indeterminado em prol da educação. “Os dispositivos estão todos instalados, cada aluno tem um e-mail institucional, e tudo o que é feito no aparelho é rastreado. O objetivo é usá-lo apenas para fim pedagógico. No início de fevereiro vamos iniciar o processo de treinamento, como cuidar e utilizar os aplicativos para que alunos e familiares tenham esse domínio. Será uma melhora de 100% para todos”, explica o professor de informática, Everson Bruno.

Transformação digital

“Planos e sonhos não faltam e estamos caminhando para concretizá-los”, adianta Paulo Dantas, fundador da Agrodan Social. A escola se prepara para uma transformação digital. O plano é iniciar em 2023 o curso técnico de Tecnologia da Informação. A César School – parceira da Fundação BB – é aliada nesta ação para preparar os professores e envolver a comunidade no universo digital. Para 2025 a meta é oferecer formação acadêmica em TI. “Oferecemos oportunidade a pessoas que não teriam possibilidade de ter educação de qualidade. Nosso foco é preparar profissionais de TI, acreditamos que é a solução para o futuro”, destaca Paulo Dantas.

 

Parceria valiosa

A história da empresa Agrodan tem participação importante do Banco do Brasil. Em 1987, seu fundador, o Dr. Álvaro Dantas, confiou ao BB, o patrimônio que havia adquirido, e tomou um empréstimo para a criação da Agropecuária Roriz Dantas – Agrodan - com o objetivo de produzir uva, manga e banana. Em mais de 30 anos de trajetória, a Agrodan cresceu no mercado interno, começou a exportar, gerou empregos para inúmeras pessoas e tem contribuído para o desenvolvimento de vários municípios do país.  E neste momento, soma seus objetivos sociais à Fundação BB para transformar mais vidas e sonhos de pessoas. “A Agrodan destina 10% do lucro da empresa para obras sociais na escola e uma unidade de saúde que cuida das pessoas da região”, orgulha-se o cliente BB, Paulo Dantas.

Para saber mais sobre as novidades da Fundação BB, acesse: youtube.com/fundacaobb

Ler 17137 vezes Última modificação em Segunda, 25 Janeiro 2021 10:14

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.