Terça, 09 Junho 2020 14:35

A música que preenche os espaços deixados pelo isolamento social Destaque

Escrito por Bruna Abdala
Avalie este item
(1 Votar)

Portal Interno uma sinfonia diferente

Projeto de musicoterapia apoiado pelo BB é adaptado ao formato virtual

Uma Sinfonia Diferente é um programa apoiado pela Fundação Banco do Brasil, com metodologia específica desenvolvida para pessoas com autismo. A iniciativa foi uma das vencedoras de 2017 do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social na categoria Saúde e Bem-Estar. Criado pela musicoterapeuta Ana Carolina Steinkpof, desde 2015 vem sendo replicado pelo Brasil, sendo realizado em Brasília, sede do Instituto Steinkpof, Rio Grande do Sul, Fortaleza, Maranhão e Belo Horizonte, sempre com sessões presenciais, desde sua estreia.

Porém, este ano, devido ao contexto do “novo normal“, os projetos regionais do Sinfonia precisaram se adaptar e migrar para o ambiente virtual, nascendo assim o Sinfonia Diferente Brasil, que propicia uma experiência inovadora e possibilita acesso às pessoas que não recebem o projeto em suas cidades. As sessões virtuais acontecem com a participação de famílias, a partir de suas casas, sob a direção de um musicoterapeuta, conectados por aplicativo.

A primeira experiência online aconteceu em Brasília, que já estava com o projeto presencial. Depois foi o Rio Grande do Sul, que estreou sua 2ª edição totalmente online. O resultado foi surpreendente e o aproveitamento dos encontros efetivos. Foi realizada uma pesquisa junto às famílias do Programa, onde foi identificado que 90% dos participantes do Sinfonia estavam sem acesso a nenhum tipo de terapia neste período de quarentena, tornando a iniciativa virtual ainda mais relevante.

O Sinfonia Diferente se destaca pelo processo e também por reunir em grupos jovens e crianças com autismo, culminando numa grande sessão pública de encerramento com todos os participantes reunidos. Um momento mágico para uma plateia formada pelos pais, familiares e amigos dos participantes.

A metodologia

O Sinfonia faz parte de uma metodologia inovadora na assistência e desenvolvimento das pessoas com autismo, promovendo saúde, bem-estar, proporcionando o empoderamento e protagonismo das pessoas com autismo, mostrando assim as suas potencialidades.

Se você se interessou pelo projeto, poderá conferir a live que vai acontecer hoje (9) de junho, às 19h, por meio do perfil do Instagram do Instituto Steinkpof (@usdbsb). É possível se cadastrar também como voluntário. As inscrições serão realizadas do dia 10 ao dia 20 de junho. Mais informações podem ser adquiridas pelo próprio perfil do Sinfonia.

Ler 11015 vezes Última modificação em Terça, 09 Junho 2020 15:34

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.