Terça, 30 Abril 2019 16:48

Fundação BB apresenta case de sucesso do Programa de Integridade Destaque

Escrito por Jane Rocha
Avalie este item
(1 Votar)

Portal Maior Programaintegridade
Seminário “Compliance no Terceiro Setor” foi realizado nesta terça-feira (30) na Universidade Católica de Brasília

O case de sucesso do Programa de Integridade da Fundação Banco do Brasil (FBB) foi apresentado pelo presidente da instituição, Asclepius Soares, no seminário “Compliance no Terceiro Setor”, realizado nesta terça-feira (30) na Universidade Católica de Brasília (UCB).

O Programa Integridade reúne as medidas que visam prevenir, detectar e remediar ilícitos e atos de corrupção, tais como a que prevê o combate ao nepotismo, prevista no Estatuto da FBB, ou a que proíbe o repasse de recursos a entidades ligadas a igrejas e partidos políticos, esta contida no nosso Regimento Interno.

Durante o seminário, o presidente da Fundação BB contextualizou as ações da entidade, destacando o propósito de valorizar vidas para transformar realidades, e a atuação em áreas estratégicas como educação e meio ambiente. Em seguida, Asclepius Soares explicou os principais benefícios da criação do Programa de Integridade.

“A imagem é o que há de mais importante para entidades do terceiro setor. Para fortalecer ainda mais a nossa, criamos uma cultura de integridade, ética e controle. E, como benefícios, conquistamos o fortalecimento do compromisso com a conduta responsável, ética e integra; maior confiança dos potenciais investidores sociais; maior proteção contra fraudes e irregularidades além da redução do risco de reputação e de penalização da organização, prevista na Lei Anticorrupção”, enumerou.

A Fundação pretende ainda pleitear, junto à Controladoria Geral da União (CGU), a obtenção do Selo Pró Ética. Para isso, aderiu ao Pacto Empresarial contra a Corrupção, para manter e aprimorar o padrão de combate à corrupção e associar definitivamente a marca Fundação BB ao tema da Integridade.

“Acompanhamos de perto as ações de compliance e de controles internos. Além disso, a diretoria passou a definir, junto à Equipe de Controles Internos, um Plano de Ação para cada exercício. Também criamos um sistema de gestão dos riscos, buscando adequá-lo ao porte e à natureza da instituição. O Selo Pró Ética será a nossa próxima conquista”, detalhou.

A Fundação BB já investiu cerca de R$ 2,8 bilhões em mais de seis mil projetos em dois mil municípios, levando mais cidadania há 3,6 milhões de participantes de todo o país. Todas as iniciativas foram auditadas e aprovadas pela Controladoria Geral da União (CGU), pelo Ministério Público (MP), pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e pelo Conselho de Assistência Social do DF (CAS/DF). Além disso, todos os projetos passam pela auditoria interna da Fundação Banco do Brasil.

P integridade p integridade1p integridade2

 

Ler 16652 vezes Última modificação em Terça, 30 Abril 2019 17:21

1 Comentário

  • Link do comentário Isabel vieira nery Quinta, 09 Maio 2019 06:50 postado por Isabel vieira nery

    Sou cliente a mais de 50 anos. Este e meu Banco Preferido.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.