Thursday, 06 August 2020 14:26

Educação para inclusão Featured

Written by Assessoria de Imprensa
Rate this item
(1 Vote)

Portal Interna   Magnus

Fundação BB e Instituto Magnus assinam parceria para treinamento de cães-guias e beneficiar pessoas com deficiência visual

A Fundação Banco do Brasil e o Instituto Magnus firmaram a parceria “Educação para inclusão: um olhar para a vida” que tem por objetivo promover ações educativas para desenvolver habilidades e a autonomia de pessoas com deficiência visual por meio do uso do cão-guia.

A cerimônia da parceria ocorreu no dia 28 de julho, com a participação do presidente da Fundação Banco do Brasil Asclepius Soares e o gerente geral do Instituto Magnus Thiago Pereira.

A iniciativa foi desenhada para ser desenvolvida em quatro etapas: fase de socialização do cão-guia com famílias socializadoras por 12 meses; treinamento do cão (quando ele retorna ao Instituto Magnus para ser treinado e se tornar apto a ser um cão-guia); formação de novos instrutores e palestras e capacitações para mobilizar as pessoas a se envolverem com a causa do cão-guia.

Para o representante do Instituto Magnus Thiago Pereira a parceria é de grande importância, pois alia a solidez de uma instituição consolidada, como a Fundação BB, com a proatividade e dinamismo do Instituto Magnus. “A Fundação é uma instituição extremamente séria e transmite ainda mais credibilidade ao nosso trabalho. Nosso desejo é que consigamos prosperar cada vez mais lado a lado”, completa Thiago.

Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius Soares esta perspectiva de uma educação para inclusão é muito representativa do objetivo da FBB que é ampliar o acesso desta tecnologia para o maior número possível de pessoas que precisam. “Queremos dar condições para as pessoas terem acesso e também poder oferecer conhecimento para a sociedade brasileira e a importância deste tema. Estamos orgulhosos com esta parceria”, avalia.

Cão-guia

No evento também foi lançada a área do doador do cão-guia. O objetivo é sensibilizar as pessoas a se conscientizarem sobre a importância de formar cães-guias no Brasil para facilitar a mobilidade das pessoas com deficiência visual e captar recursos para a causa.

No Brasil, há aproximadamente sete milhões de pessoas com deficiência visual, segundo dados do IBGE e apenas 200 cães-guias em atividade. Grande parte destes animais receberam treinamento em instituições internacionais e a parceria entre FBB e Instituto Magnus pretende ampliar o número de cães treinados no país e possibilitar acesso às pessoas com deficiência visual.

Thiago Figueiredo, deficiente visual, consegue trabalhar, estudar e se locomover pela cidade, desde que teve acesso ao cão-guia. Por meio de uma reportagem, Thiago soube desta ferramenta, mas de quando soube até poder encontrar com a Mellie (cão-guia) foram 12 anos. “Comecei a pesquisar sobre o assunto e me inscrevi em todas as instituições que treinavam cães-guias no Brasil. Infelizmente, essas instituições não são muitas, eu não passei nem perto de realizar esse sonho por aqui. Então um amigo me sugeriu que me inscrevesse em uma escola americana e em março de 2017 chegou o e-mail tão aguardado, dizendo que eu deveria viajar para Ohio e iniciar meu treinamento”, afirma.

Desde então, Thiago teve uma melhora significativa em sua qualidade de vida. Estou indo com total autonomia e segurança a vários lugares como lojas, bancos, prefeitura, barbeiro, restaurantes. No profissional também está sendo maravilhoso! Além de me levar de casa ao trabalho e do trabalho para casa com perfeição e segurança. Essa experiência mostrou que com o auxílio da Mellie estou pronto para buscar oportunidades de crescimento independentemente de onde elas estejam, e apto para atender quaisquer que sejam os meus anseios profissionais, avalia Thiago.

Para saber mais sobre a parceria e colaborar com a formação de cães-guias acesse doar.fbb.org.br.

Sobre o Instituto Magnus

Localizado em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, o Instituto Magnus é uma iniciativa sem fins lucrativos, gerido pela empresa Adimax Pet. O trabalho do Instituto é contribuir para a inclusão social por meio do cão-guia em diversas esferas da sociedade, por isso, além do treinamento e entrega dos cães, suas atividades também são palestras informativas e educativas, vivências, dinâmicas de grupos e ações de divulgação para conscientização e engajamento de pessoas para a causa. Na página do Instituto Magnus é possível conhecer sobre o processo de formação dos cães-guias e como ser um voluntário: www.institutomagnus.org.

Read 13593 times

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.