Wednesday, 08 March 2023 18:10

Parceria beneficia gestantes e bebês com mielomeningocele Featured

Written by Assessoria de Comunicação
Rate this item
(1 Vote)

Portal abertura HCOR 450 por 350

Iniciativa é destaque na mídia

Uma parceria realizada pela Fundação Banco do Brasil e a Associação Beneficente Síria (ABS), entidade mantenedora do Hospital do Coração (Hcor), de São Paulo (SP), foi destaque na coluna da jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de São Paulo. 

A iniciativa inédita irá dobrar a realização de cirurgias intrauterinas em mulheres cujos bebês são diagnosticados com mielomeningocele (MMC), malformação que atinge a coluna vertebral e eleva significativamente a ocorrência de óbito do feto ou de graves sequelas no pós-natal. 

Serão beneficiadas mulheres gestantes de qualquer município brasileiro, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e em situação de vulnerabilidade social.  

Referência em cirurgias intrauterinas, o Hcor realizou 51 intervenções do tipo em 2022, via atuação filantrópica da ABS. “Agora, com o apoio da Fundação BB, conseguiremos ampliar o acesso da população vulnerável a um tratamento especializado de forma 100% gratuita, transformando a vida de bebês com essa malformação”, diz Fernando Torelly, superintendente Corporativo – CEO do Hcor. 

 portal Hcor interna representantes

Jayme Júnior (4º da esq. p/ a dir.), diretor da Dicor, e Elisângela Zilli (6ª da esq. p/ a dir.), presidente da Fundação BB, assinam parceria em nome do BB

Brasil é 4° lugar em incidência da doença 

Também conhecida como espinha bífida aberta, a MMC é a anomalia congênita mais comum do sistema nervoso central. Associada a regiões de baixo desenvolvimento socioeconômico, o Brasil ocupa a quarta posição em países com maior incidência da doença, em um estudo realizado em 41 nações. Aqui, um em cada 1.000 nascidos vivos é diagnosticado com a enfermidade. “Se não tratada, pode levar à paralisia dos membros inferiores, em diferentes graus de restrição no desenvolvimento intelectual, disfunções intestinais, gênito-urinárias e ortopédicas”, explica Dr. Fábio Peralta, cirurgião fetal do Hcor. 

Confira a publicação da Folha de S. PauloLink
sexta-feira, 3 de março de 2023 - 20:36:00
Folha de S. Paulo    | colunas e blogs   |   Mônica Bergamo

Hcor ampliará cirurgias intrauterinas para pacientes do SUS
No ano passado, a iniciativa contemplou 51 mulheres grávidas 

O Hcor, em São Paulo, poderá dobrar neste ano o número de cirurgias intrauterinas feitas em gestantes em situação de vulnerabilidade cujos bebês são diagnosticados com espinha bífida aberta. A má-formação atinge a coluna vertebral do feto e eleva as chances de óbito ou de sequelas graves no pós-natal. 

MÃOS DADAS   

A ampliação do projeto social, que é ofertado pelo Hcor a pacientes do SUS de qualquer lugar do país, será possibilitada por uma parceria fechada com a Fundação Banco do Brasil. No ano passado, a iniciaticontemplou 51 mulheres grávidas.

Portal HCOR na FSP

Read 6141 times Last modified on Thursday, 09 March 2023 09:25

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.