Wednesday, 26 April 2023 12:52

Um encontro mais que especial Featured

Written by Assessoria de Comunicação
Rate this item
(1 Vote)

portal cao guia abertura

Parceria da Fundação BB promove a conquista de espaços e cidadania

A Fundação Banco do Brasil trouxe em suas publicações toda a história do Vitor Uchoa, funcionário do Banco do Brasil em São Paulo, e do seu cão-guia Lord: do anúncio da parceria entre a Fundação BB e o Instituto Magnus – que se tornou Instituto Adimax, à procura de voluntários para o projeto, até a união de Vitor e Lord.

No dia em que se comemora o Dia Internacional do Cão-Guia (26/04), os parceiros do projeto trazem mais um capítulo dessa história: vídeos que mostram a encontro do Vitor Uchoa, da Elaine, tutora voluntária de família socializadora e do Lord, o cão-guia que acompanha o Vitor e que fez cruzar os destinos de duas pessoas incríveis.

Clique aqui e acesse o vídeo sobre a iniciativa com Cão-Guia:

Assista também o vídeo do encontro do Vitor com a Elaine.

portal Vitor aspas

Vitor Uchoa comenta como foi o retorno ao Instituto Magnus/Adimax e como foi conhecer a família que socializou seu companheiro. “Foi uma emoção indescritível ter revisitado o Instituto Magnus e conhecer pessoalmente a família da Elaine, presenciar a alegria do Lord em reencontrá-los. Poder agradecê-los pelo ato voluntário de socializar o Lord e parabenizá-los pelo excelente cão-guia que ele se tornou. Fico satisfeito com essa conquista e gostaria muito de que outros filhotes possam contar com o amor e dedicação de famílias socializadoras como a dela”, afirmou.

Por meio da parceria entre Fundação BB e Instituto Magnus/Instituto Adimax, que prepara cães-guias que proporcionam maior autonomia para deficientes visuais, com os projetos Cão-Guia: instrumento de inclusão e educação (2021 a 2022) e Educação para Inclusão: um olhar para a vida (2019 a 2021), foram treinados e entregues 32 cães-guias a pessoas com deficiência visual, cinco novos instrutores foram formados e 115 famílias socializadoras foram mobilizadas, entre elas voluntários e voluntárias BB que também participaram de palestras e capacitações para incentivar o envolvimento com a causa da pessoa com deficiência.

portal cao guia Ivanildes

Ivanildes Alves, assessora de projetos da Fundação BB, destaca aspectos inovadores desta nova iniciativa. “Esse é um projeto que faz diferença para inclusão das pessoas com deficiência. Agora, além do treinamento e doação de cães-guias, o Instituto treina e doa cães de assistência para crianças com transtorno do espectro autista (TEA), uma inovação que auxilia essas crianças em sua rotina diária, especialmente aquelas com episódios de crises, promovendo mais inclusão, mobilidade e autonomia. É muito emocionante fazer parte dessa ação, especialmente porque meu filho tem TEA e sei da importância do apoio para melhoria da qualidade de vida dessas pessoas”, declarou.

Você sabia?

O cão-guia consegue ficar em atividade por até 8 anos;

Além do Labrador e do Golden Retriever o pastor alemão também pode ser treinado;

Há cães de assistência treinados para atender surdos – colaborando com a percepção de sinais sonoros de alerta; e diabéticos – colaborando com o olfato;

Não devemos brincar ou dar petiscos aos cães-guias para não tiramos o foco das tarefas/atividades do animal.

Ficou interessado em conhecer mais sobre os cães-guias e de assistência? Acesse o site do Instituto Magnus/Adimax  https://institutomagnus.org/

Dia Internacional do Cão Guia

O Dia Internacional do Cão-Guia é celebrado anualmente, na última quarta-feira do mês de abril, e foi criado com o objetivo de  homenagear os cães-guias e os seus treinadores pelo importante papel que  exercem na promoção de melhoria da mobilidade de pessoas com deficiência visual.

A Lei Federal 11.126/2005, regulamentada pelo Decreto Federal 5.904/2006, garante o acesso e a permanência  de pessoas acompanhadas por seus cães-guias, em espaços públicos,  inclusive nos meios de transporte. Conforme o Decreto, é vedada a exigência do uso de focinheira nos cães-guias, como condição para o ingresso e permanência nos locais públicos ou privados de uso coletivo.

Segundo dados da União Nacional de Usuários de Cães-Guia, são pouco mais de 200 animais em atividade, em todo o território nacional, Um número ainda pequeno já que são mais de 6,5 milhões os brasileiros com deficiência visual no país.

 

Read 4926 times Last modified on Wednesday, 26 April 2023 13:16

2 comments

  • Comment Link Carlos Simino Friday, 28 April 2023 08:48 posted by Carlos Simino

    # ORGULHO DE PERTENCER

    Parabéns, Ivanildes!!

  • Comment Link Mariana Oliveira Friday, 28 April 2023 08:22 posted by Mariana Oliveira

    Projeto lindo e muito relevante! Parabéns pelo trabalho e que bom que caiu nas mãos de quem tem sensibilidade para o assunto! Que orgulho!

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.