Relatório de Atividades 2016

 

Banner 

 

Fiar, tecer, tingir e bordar são atividades do dia a dia de muitas mulheres artesãs da região do Vale do Rio Urucuia, em Minas Gerais. Na terra que ficou imortalizada pela obra de Guimarães Rosa, o algodão é fiado nas entre horas dos seus dias, ao som de seus cantos. Depois de receber tons naturais pelas tingideiras das redondezas, o algodão é transformado em tecidos com formas e acabamentos diversos pelas tecelãs.

 

Em 2016, a Fundação Banco do Brasil foi registrar as histórias delas e de outros agricultores familiares que, organizados na “labuta coletiva” e na “astúcia solidária”, pelas suas próprias palavras, produzem e comercializam castanha de baru, farinha de mandioca, mel e outros produtos que seguem as tradições de cultivo da região. Foram eles que inspiraram a produção deste documento. E é no fio dessa meada que contaremos como foi a nossa história no último ano.

 

O artesanato dessas mulheres foi vencedor do Prêmio Brasil Criativo em 2016. Agradecemos à Central Veredas e à Copabase pela parceria de tantos anos e por compartilhar conosco essas histórias.

 

Acesse o Relatório de Atividades e conheça mais historias de transformação social.

 

    

 

ImagemestaticahotRA