Quinta, 11 Outubro 2018 09:51

Fundação BB vence Prêmio Aberje Regional e é finalista nacional Destaque

Escrito por Dalva de Oliveira e Kelly Quirino
Avalie este item
(0 votos)

A Fundação apresentou à Aberje a cerimônia e as etapas mais relevantes na organização do Prêmio de Tecnologia Social. A premiação foi realizada em Brasília, em 23 de novembro de 2017 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação Banco do Brasil é destaque regional (Minas Gerais e Centro Oeste) do Prêmio Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Neste ano, o case escolhido foi o evento do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social na categoria Comunicação e Organização de Eventos. Com isso, a FBB é também finalista nacional do Prêmio, em disputa na categoria com Nissan, Livelo, Enel e PUC-RS. A próxima etapa será a divulgação dos vencedores da categoria nacional, prevista para o dia 26 de novembro. A premiação também foi conquistada pela Fundação BB em 2017, com 10º Encontro de Jornalistas, na categoria Comunicação e Relacionamento com a Imprensa; em 2016, com o case Fundação Banco do Brasil – Há 30 anos Transformando a Historia de quem Transforma, na categoria Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial; e em anos anteriores: 2007, 2006, 2004 e 2003.

Criado em 2001, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais tem como objetivo disseminar soluções simples, baratas, criativas e efetivas para problemas sociais de diversas áreas. O Prêmio é o principal instrumento de identificação e certificação de tecnologias sociais que compõem o Banco de Tecnologias Sociais – BTS. Em 2017, o Prêmio incluiu pela primeira vez a categoria internacional e contou com 21 iniciativas inscritas da América Latina e Caribe.

Digno de prêmio

Para a seleção deste ano, a Fundação apresentou à Aberje a cerimônia e as etapas mais relevantes na organização do Prêmio de Tecnologia Social. A premiação foi realizada em Brasília, em 23 de novembro de 2017 e reuniu mais de 650 convidados - representantes das instituições finalistas, instituições apoiadoras, patrocinadores, entidades governamentais, instituições do terceiro setor, jornalistas, funcionários da FBB e Banco do Brasil.

Ariana Leotti, assessora de comunicação da Fundação BB, disse que "poder contribuir na coordenação do evento mais importante da FBB e que impacta positivamente a vida das pessoas é gratificante". "Foram meses de dedicação, que resultaram numa experiência emocionante e inspiradora", conta. O Prêmio da Fundação Banco do Brasil é bianual e em 2019 chegará a sua 10ª edição.

Em todas as etapas do Prêmio, a linha criativa utilizou o conceito “a melhor ideia é compartilhar”. Desta forma, a tecnologia social premiada na edição de 2015 - Água Viva – Mulheres e o Redesenho da Vida no Semiárido do Rio Grande do Norte” foi inspiração para a construção do Prêmio de 2017. Estas mulheres, que residem em um assentamento, construíram um sistema de filtragem de águas cinzas provenientes de atividades domésticas usando materiais encontrado na comunidade, sendo um deles palha do coqueiro. Ela forma uma trama (bucha) que auxilia o processo de filtragem da água cinza. O sistema recebeu o nome de “Água Viva” por ser uma água que se renova e gera vida.

Ao fazer esta escolha, a Fundação além de compartilhar a ideia, deu destaque ao “ODS 05 – Igualdade de Gênero” e também a sustentabilidade. Outra inovação foi reduzir a quantidade de resíduos sólidos porque não houve impressões em lona. Optou-se pelo painel de LED para ambientar o palco da cerimônia que foi dividido em três trapézios, de forma que todos da plateia tivessem uma visão privilegiada dos vídeos das finalistas do prêmio. O evento ainda teve a participação da cantora Paula Lima como mestre de cerimônias e da cantora Elba Ramalho, que fez o show de encerramento.

O gerente de comunicação da Fundação Banco do Brasil, Emerson Weiber, avalia que ser vencedor no Prêmio Aberje é um importante reconhecimento à Fundação que amplia a sua reputação e credibilidade junto a seus públicos de relacionamento. O evento teve transmissão ao vivo no canal da Fundação BB no Youtube, obteve mais de 2.000 visualizações e teve uma tradutora de libras que permaneceu no palco durante todo o evento, promovendo acessibilidade. Para a divulgação do Prêmio foram produzidos 30 releases que gerou 354 notícias em veículos de comunicação nacionais e internacionais. O evento em suas diversas fases teve como valoração de mídia o valor de aproximadamente R$ 2,7 milhões.

Sobre o Prêmio Aberje

O Prêmio Aberje é o mais importante prêmio setorial pelos diretores de comunicação das principais empresas do país, o Prêmio Aberje reconhece as organizações e os profissionais que se destacam na área da comunicação empresarial brasileira. Desde que foi criado em 1967, o Prêmio Aberje vem acompanhando as mudanças do setor e hoje, por meio da apresentação de cases inspiradores e do compartilhamento de experiências, ajudar a promover melhores práticas da comunicação empresarial em todo o Brasil.

Ler 20078 vezes Última modificação em Quinta, 11 Outubro 2018 10:18

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.