Sexta, 25 Outubro 2019 10:12

Fundação BB ganha prêmio Aberje com a proposta do Programa Integridade Destaque

Escrito por Kelly Quirino
Avalie este item
(1 Votar)

Portal Interno   premio aberje

A entidade foi reconhecida na categoria regional e concorrerá ao prêmio nacional que acontecerá em novembro deste ano

A Fundação Banco do Brasil ganhou o Prêmio Aberje regional Minas Gerais e Centro-Oeste na categoria Ética, Integridade e Compliance. A conquista veio por meio da apresentação do Programa de Integridade - um documento que reúne dispositivos para prevenir e detectar ocorrências de fraudes, corrupção e desvios de conduta.

As ações foram implementadas em setembro de 2018 pela Fundação BB, e desde então, tem gerado visibilidade externa junto a parceiros interessados em implementar o programa, por meio de ações internas de capacitação e disseminação junto aos funcionários da fundação. Além disso, estas medidas fortaleceram a reputação da instituição gerando mais valor e atratividade para os investidores sociais.

O presidente da Fundação BB, Asclepius Soares, afirma que esta premiação é um grande reconhecimento. “Recebemos este prêmio com grande alegria porque simboliza que o Programa Integridade contribui para a construção de um ambiente ético, alinhado com as políticas do nosso instituidor, o Banco do Brasil, além de trazer repercussões positivas perante nossos parceiros e a sociedade”, avalia.

O Prêmio Aberje é uma iniciativa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial que visa reconhecer as ações de comunicação empresarial em âmbito nacional. Este ano o prêmio completa 45 edições, tendo premiado 915 instituições e reconhecido 2611 projetos de comunicação. A próxima etapa do Prêmio Aberje é a seleção do vencedor nacional que irá ocorrer em São Paulo, no dia 31 de outubro.

Programa Integridade

O Programa Integridade foi aprovado pelo Conselho Curador (maior instância deliberativa da Fundação BB) em 2018 , mas o início dos trabalhos começou em 2017 como forma de construir um mecanismo de prevenção da prática de atos lesivos contra administração pública nacional ou estrangeira. O objetivo do Programa foi construir medidas para prevenir atos ilícitos, reduzir perdas financeiras, danos à reputação, medidas anticorrupção e disseminar a cultura de integridade para todo o corpo funcional da Fundação BB. O documento está disponível neste link.

Como medidas para disseminação do Programa Integridade, os documentos foram publicados nos canais internos e externos da Fundação BB, foi criado um canal de comunicação para denúncias com indícios de ilicitude de qualquer natureza ( sem necessidade de identificação do denunciante), boletins de divulgação sobre a promoção de ética e integridade, além de palestras de sensibilização aos funcionários.

Nos últimos três anos a Fundação BB tem sido reconhecida regionalmente com as premiações da Aberje. Em 2018, a Fundação BB recebeu o Prêmio na categoria Comunicação e Organização de Eventos com o case Prêmio Fundação Banco do Brasil. Em 2017, a premiação foi na categoria Comunicação e Relacionamento com a Imprensa, com o case 10º Encontro de Jornalistas da Fundação BB . Já em 2016, foi vencedora na categoria Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial - Fundação BB com o case Há 30 Anos Transformando a História de quem Transforma.

Ler 16418 vezes Última modificação em Terça, 29 Outubro 2019 11:27

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.