Quarta, 28 Dezembro 2022 17:50

Fundação assina parceria de R$ 3 milhões Destaque

Escrito por Assessoria de Comunicação
Avalie este item
(1 Votar)

Portal Petro 1157 605

Iniciativa promove educação, meio ambiente e geração de renda para 2500 pessoas

A Fundação Banco do Brasil assinou parceria com a Petrorecôncavo e AVSI Brasil  para a ampliação do Programa socioambiental Viva Sabiá, que contempla pilares em educação, meio ambiente e geração de renda no Rio Grande do Norte. O Programa Viva Sabiá, lançado pela PetroReconcavo juntamente com a AVSI Brasil, foi criado em 2021 a partir de um diagnóstico participativo com comunidades rurais no entorno do Ativo Potiguar – região de abrangência da empresa petrolífera, que buscou entender as necessidades locais. 

Viva Sabiá 

2022/2023 

Investimento social: R$ 3 milhões 

Objetivo: mais biodiversidade, geração de renda e qualidade de vida e menos insegurança alimentar  

Cisternas de 16 mil litros, ampliação dos sistemas AQUALUZ e o de Reuso de Águas Cinzas domésticas (das pias, tanques e chuveiro), para a agricultura – Bioágua Familiar;  

Assistência técnica agroecológica e empreendedorismo  

Educação Ambiental para Convivência com o Semiárido  

Apoio a uma unidade produtiva agroecológica 

Aumento de 960 mil litros de água para o consumo doméstico 

Público: 450 crianças e adultos, 2000 alunos e 30 educadores 

Municípios: Governador Dix-Sept Rosado, Caraúbas, Upanema e Açu. 

Elis Zilli 180 por 219 

“Mobilizamos parceiros investidores, com a PetroReconcavo e parceiros executores, como a AVSI Brasil, que, assim como a Fundação BB , tenham compromisso com as comunidades e com o desenvolvimento socioambiental do país”, destaca Elisângela Zilli presidente da Fundação Banco do Brasil. Neste projeto são utilizadas tecnologias sociais certificadas pela Fundação BB, levando soluções e impactos positivos a localidades do semiárido do Rio Grande do Norte como o acesso à água, plantios agroecológicos e educação ambiental. “São parcerias como estas que nos permitem, cada vez mais, transformar realidades”, complementa. 

2021 

Petrorecôncavo e AVSI Brasil  

Diagnóstico participativo com comunidades rurais 

Atividades iniciais: acesso à água, educação ambiental  

Entregas: sistema de purificação de água – Aqualuz, cisternas, poço artesiano 

Público: 1000 pessoas 

Comunidades atendidas: Monte Alegre 1, Monte Alegre 2, Lajes e Livramento e Olho d’agua da Onça 

Marcelo180 por 199

De acordo com o presidente da PetroReconcavo – Marcelo Magalhães, mesmo com um território de solo fértil e cultura agrícola, as comunidades possuem pouco acesso à água para o consumo humano e doméstico e às tecnologias e assistência técnica de fomento à produção. “Estamos muito felizes em trabalhar em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, de forma a melhorar a qualidade de vida das comunidades no entorno de nossas operações. Tenho certeza de que esse é mais um grande passo da Companhia no apoio às regiões onde se concentram baixos IDHs (Índices de Desenvolvimento Humano). Importante destacar que o projeto contribui com 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)”, afirma Magalhães. 

Fabrizio AVSI 180 por 218

Para o diretor-presidente da AVSI Brasil - Fabrizio Pellicelli, as parcerias multisetoriais são fundamentais para o desenvolvimento sustentável. “Estes acordos permitem que cada ator disponibilize seus melhores recursos para um bem comum. O Programa Viva Sabiá possibilita esta aliança, integrada ao forte protagonismo das comunidades", afirmou Pellicelli. 

Ler 819 vezes Última modificação em Quarta, 28 Dezembro 2022 18:00

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.